É fato que a prática de esportes, de forma equilibrada e respeitando os limites, é benéfica para o desenvolvimento infantil e estimula bons hábitos por toda a vida. É importante que a criança goste do esporte e se divirta com a atividade que escolher.

No início, é normal que a escolha se dê pela influência de amigos, pais e familiares, meio de comunicação ou escola, mas de qualquer maneira, é importante que o esporte seja introduzido na vida das crianças de forma gradual.

Benefícios do esporte no desenvolvimento infantil

Entre os 04 a 06 anos de idade, é indicado que a criança tenha contato com o esporte como se fosse uma brincadeira. A criança deve aprender a saltar, pular, correr, praticar atividades físicas em grupo, sem compromissos. Nessa idade não há uma obrigação em aprender técnicas específicas, experimentando várias modalidades esportivas.

Próximo dos 08 anos é adequado deixar a criança escolher naturalmente o esporte de maior afinidade, considerando suas habilidades, preferencias e desejos.

Benefícios do esporte:

O esporte ajuda de diversas formas no desenvolvimento das crianças. Abaixo alguns dos principais benefícios do esporte gerados pela prática esportiva:

1 – Auxilia crianças com problemas de relacionamento a fazer amigos e ingressar na sociedade;

2 – Favorece no crescimento, fortalecimento dos ossos, enrijecimento da musculatura;

2 – Superar vergonha, timidez e controlar ansiedade;

3 – Ser menos individualista, por praticar atividades com outras crianças;

4 – Conhecer seu corpo e corrigir possíveis diferenças;

5 – Conhecer e seguir regras;

6 – Melhorar a coordenação psicomotora, dominando movimentos;

7 – Potencializar bons hábitos;

8 – Estimular a saúde e higiene;

9 – Ter responsabilidade e compromissos.

Ausência de esporte:

O sedentarismo na vida da criança aumenta o risco de problemas de saúde que têm início na infância como doenças crônicas. Para evitar problemas de saúde e outros males é importante incentivar a prática esportiva desde cedo.

Fonte: Escolinha do Guga

Escola Prisma Por um Mundo Melhor | Onde a auto-descoberta acontece.

Início | Método Montessori | Educação Infantil | Ensino Fundamental | Artigos para os Pais | Blog | Alunos Famosos | Maria Montessori | Proposta da Escola | Maria Montessori valoriza o aluno | Dia do Coração | Edu. Infantil e o papel Social | Os Benefícios do Ballet | Jiu-Jitsu Brasileiro | Dia da MulherArtigos para os Pais | Método MontessoriEsporte Infantil | São João 2016