Atividades na Escola Prisma: O Coração do Método Montessori

Na Escola Prisma, o aprendizado é uma jornada de descobertas, e as atividades Montessori são o mapa que guia essa aventura. Acreditamos que a criança aprende melhor através da experiência e da ação, e por isso, nossas atividades são cuidadosamente planejadas para estimular a curiosidade, a autonomia e o amor pelo conhecimento.

O que torna as atividades Montessori tão especiais?

• Materiais Concretos: Transformamos conceitos abstratos em experiências tangíveis, permitindo que as crianças manipulem, explorem e experimentem com suas próprias mãos.
  • Autocorreção: Nossos materiais possuem mecanismos embutidos que permitem à criança identificar e corrigir seus próprios erros, incentivando a independência e a autoconfiança.
  • Sequência Lógica: As atividades seguem uma progressão cuidadosamente planejada, do concreto ao abstrato, do simples ao complexo, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada criança.
  • Liberdade de Escolha: As crianças têm a liberdade de escolher as atividades que mais lhes interessam, o que aumenta a motivação e o engajamento no aprendizado.
  • Foco na Independência: Nossas atividades são projetadas para que a criança possa realizá-las de forma autônoma, desenvolvendo sua independência e autoconfiança.
  • Integração das Áreas do Conhecimento: Acreditamos no aprendizado holístico. Nossas atividades integram diferentes áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciências, geografia, história, artes e cultura.
  • Conexão com o Mundo Real: Buscamos conectar o aprendizado com a vida prática, mostrando às crianças como os conceitos abstratos se aplicam ao mundo ao seu redor.

Exemplos de Atividades Montessori na Escola Prisma:

• Vida Prática: Cuidar de si mesmo (vestir-se, amarrar os sapatos, preparar lanches) e do ambiente (regar plantas, varrer o chão, organizar materiais) desenvolve habilidades práticas e senso de responsabilidade.
  • Sensorial: Explorar os cinco sentidos através de atividades que envolvem cores, texturas, sons, cheiros e sabores, refinando a percepção e a discriminação sensorial.
  • Linguagem: Desenvolver a comunicação oral e escrita através de histórias, músicas, jogos de palavras e atividades de alfabetização.
  • Matemática: Introduzir conceitos matemáticos de forma concreta e manipulativa, com materiais como as barras numéricas, o quadro de centenas e as contas douradas.
  • Cultura: Descobrir o mundo através de mapas, globos, livros, músicas e atividades que exploram diferentes culturas e costumes.

Benefícios das Atividades Montessori:

• Autonomia e Independência: A criança aprende a fazer escolhas, tomar decisões e resolver problemas por conta própria.
  • Curiosidade e Criatividade: O ambiente estimulante e a liberdade de exploração incentivam a curiosidade natural da criança e sua criatividade.
  • Aprendizado Significativo: A criança constrói o conhecimento de forma ativa e concreta, tornando o aprendizado mais significativo e duradouro.
  • Concentração e Atenção: As atividades Montessori exigem foco e atenção, ajudando a criança a desenvolver essas habilidades importantes.
  • Desenvolvimento Integral: As atividades contemplam as diferentes áreas do desenvolvimento infantil, promovendo um crescimento equilibrado e harmonioso.

Na Escola Prisma, as atividades Montessori são o coração do nosso método de ensino. Acreditamos que, ao oferecer às crianças um ambiente rico em estímulos e oportunidades de aprendizado ativo, estamos preparando-as para um futuro de sucesso e realização.

Agende uma visita e veja de perto a magia do Método Montessori em ação!