O Método Montessori é um modelo educacional desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori.
O Método Montessori é caracterizado por uma ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
De acordo com a criadora do Método Montessori (Maria Montessori), o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.
A Association Montessori Internationale (AMI) cita os seguintes elementos como essenciais a uma Escola que adota o Método Mntessori, Escola Montessoriana:
- Sala de aula com crianças de idade variadas entre 3 e 6 anos de idade
- Liberdade para o aluno escolher entre as atividades propostas
- Blocos ininterruptos de trabalho, normalmente 3 horas
- As crianças aprendem trabalhando com materiais
- Materiais educacionais especializados, desenvolvidos por Maria Montessori e seus colaboradores
- Liberdade para movimentar-se dentro da sala de aula
- Um professor treinado no Método Montessori
A pedagogia no Método Montessori
A pedagogia do Método Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas. Tal como a pedagogia waldorf, o método João de Deus, o método velaverde, ou a Escola Moderna, o Método Montessori opõe-se aos métodos tradicionais que não respeitem as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e para as primeiras séries do ensino formal.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõe a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
Materiais didáticos do Método Montessori
A pedagogia no Método Montessori produz uma série de cinco grupos de materiais didáticos:
- Exercícios Para a Vida Quotidiana
- Material Sensorial
- Material de Linguagem
- Material de Matemática
- Material de Ciências
Estes materiais são constituídos por peças sólidas de diversos tamanhos, formas e espessuras diferentes; coleções de superfícies de diferentes texturas e campainhas com diferentes sons. Tudo visando o prazer absoluto do aluno.
O “Material Dourado” é um dos materiais criado por Maria Montessori.
Este material baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos.
O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.
Este material é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
O “Material Dourado” desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança, está sempre predisposta ao jogo.
Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular.
O aluno usa (individualmente) os materiais à medida da sua necessidade e por ser autocorretivo faz sua auto-avaliação.
Os professores são auxiliares de aprendizagem e o sistema peca pelo individualismo, embora hoje sua utilização seja feita eventualmente em grupo.
No trabalho com esses materiais a concentração é um fator importante.
As tarefas são precedidas por uma intensa preparação, e, quando terminam, a criança se solta, feliz com sua concentração, comunicando então com seus semelhantes num processo de socialização.
A livre escolha das atividades pela criança é outro aspecto fundamental para que exista a concentração e para que a atividade seja formadora e imaginativa.
Essa escolha realiza-se com ordem, disciplina e com um relativo silêncio em consideração à perturbação dos professores.
O silêncio também desempenha papel preponderante.
A criança fala quando o trabalho assim o exige, a professora não precisa falar alto.
Pés e mãos tem grande destaque nos exercícios sensoriais (não se restringem apenas aos sentidos), fornecendo oportunidade às crianças de manipular os objetos, sendo que a coordenação se desenvolve com o manuseio dos citados instrumentos.
A leitura no Método Montessori
Em relação à leitura e escrita, na escola montessoriana, as crianças conhecem as letras e são introduzidas na análise das palavras e letras; estando a mão treinada e reconhecendo as letras, a criança pode escrever palavras e orações inteiras.
Em relação à matemática os materiais permitem o reconhecimento das formas básicas, permitem o estabelecimento de graduações e proporções, comparações, induzem a contar e calcular.
Os seis pilares educacionais
- Autoeducação – por a criança ter a capacidade inata para aprender. Por esta desejar absorver todo o mundo à sua volta e compreendê-lo, é-lhe dada a possibilidade de ele o explorar, investigar e pesquisar por si.
- Educação como ciência – utilizado o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.
- Educação Cósmica – levar o conhecimento à criança de forma organizada – cosmos, para esta pedagogia, significa ordem, em oposição a caos -, estimulando sua imaginação e evidenciando que tudo no universo tem sua tarefa e que o ser humano deve ser consciente de seu papel na manutenção e melhora do mundo.
- Ambiente Preparado – mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.
- Adulto Preparado – com o objectivo de guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.
- Criança Equilibrada – dar espaço ao desenvolvimento natural da mesma para esta expressar as características que lhe são inatas, nomeadamente o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem.
Treze pontos de tomada de consciência
- Baseia-se na observação da natureza da criança.
- Tem uma aplicabilidade universal.
- Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho, do trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com muita alegria.
- Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de aprender fazendo.
Em cada etapa do crescimento mental da criança são proporcionadas atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades. - Ainda que ofereça à criança uma grande espontaneidade consegue capacitá-la para alcançar os mesmos níveis, iguais ou até superiores de sucesso escolar, que os alcançados sobre os sistemas antigos.
- Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções tais como recompensas e castigos. Tal facto explica-se por se tratar de uma disciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de fora.
- Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança, concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica, permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui no fundamento de uma disciplina real.
- Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria de acordo com suas necessidades individuais.
- Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
- Não necessita desenvolver o espírito de competição e a cada momento procura oferecer às crianças oportunidades para ajuda mútua o que é feito com grande prazer e alegria.
- Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem coerções e sem necessidade de competir, não sente as tensões, os sentimentos de inferioridade e outras experiências capazes de deixar marcas no decorrer de sua vida.
- Propõe-se desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não somente as suas capacidades intelectuais.
- Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação, escolhas independentes e os componentes emocionais.
Fonte: Wikipedia
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