A prática esporte infantil tem uma influência muito positiva na vida das crianças e seus benefícios podem se estender por toda sua vida. A prática do esporte infantil permite que as crianças possam ao mesmo tempo cuidar da saúde, fazer novas amizades, e aprender como fazer parte de um time, essas coisas são muito importantes e ajudarão os pequenos durante todo o processo de crescimento até sua vida adulta.

Os benefícios e a importância do esporte infantil e dos exercícios físicos na vida das crianças

esporte infantilVamos considerar alguns desses benefícios. Para começar, iremos discutir como os esportes podem beneficiar a saúde da criança. É claro que manter-se ativo faz bem para a saúde física de qualquer ser humano. Porém, existem benefícios mais específicos que os esportes proporcionam as crianças: Chrissie:

“Elas usam os músculos, o que é de muita importância. Muitas crianças hoje em dia gastam muito tempo sentadas de frente para o computador, por isso, é muito importante estimular atividades que façam com que eles corram por ai.

Quando você corre, os músculos puxam os ossos e essa ação estimula o crescimento ósseo. Obviamente queremos estimular quanto mais crescimento ósseo e fortalecimento dos ossos for possível até cerca de trinta anos de idade.”

As suas crianças também vão melhorar nos aspectos de coordenação motora e equilíbrio, e praticando esportes e atividades recreativas também vai ter um impacto sobre a atitude do seu filho em relação a comida e nutrição.

O esporte infantil é uma forma de organizar a atividade física, que possui regras e benefícios específicos ao desenvolvimento da criança. 

Os benefícios da prática do esporte para as crianças

Por que as crianças devem praticar algum esporte?

Felizmente, a prática do esporte está em moda entre as crianças. A atividade física regular já faz parte do dia a dia das crianças e de muitas famílias. O esporte é importante para a saúde e para o bem-estar de todos.

Para a criança pode ser um fator fundamental de desenvolvimento e de crescimento, desde que contribua de forma positiva para o seu físico e para a sua mente.

O esporte infantil na vida da criança

Os especialistas recomendam a prática do esporte de uma maneira equilibrada, respeitando as capacidades e as habilidades motoras de cada criança.

O esporte não deve ser imposto nem visto como obrigação ou como imposição do desejo dos pais de transformar seus filhos em atletas. A criança tem que gostar e se divertir com o esporte que escolher

O esporte ajuda as crianças com problemas de relacionamento e a descobrir o corpo. É normal que a criança comece no esporte influenciado por amigos, pelos meios de comunicação, pelos pais, etc.

Mas temos que levar em conta que a criança, sobretudo, divirta-se. O esporte deve ser introduzido na vida da criança de uma forma gradual, para que se dê por satisfeitas suas necessidades lúdicas.

O começo das crianças no esporte

Entre os quatro e os seis anos de idade, a criança deve começar a ter contato com o esporte de maneira prazerosa, divertida, como se fosse uma brincadeira. Ela deve aprender a correr, saltar e pular, pedalar ou praticar alguma atividade física em grupo, sem nenhum compromisso maior.

Nessa idade, a criança deve experimentar várias modalidades esportivas, sem obrigação de aprender suas técnicas específicas. Com aproximadamente oito anos, é bom deixar que ela se oriente e direcione para determinado esporte, de acordo com suas habilidades, desejos e preferências. Deve ser uma decisão natural da criança.

O esporte ajuda a criança:

1- A fazer amigos e a ingressar na sociedade;

2- A aprender e a seguir regras;

3- A superar a timidez ou a vergonha;

4- A freiar os seus impulsos e ansiedade;

5- A ser mais colaboradora e menos individualista ou egoista;

6- A reconhecer e respeitar que existe alguém que sabe mais que ela;

7- A melhorar a sua coordenação motora;

9- A crescer física e emocionalmente;

10- A corregir possíveis defeitos físicos;

11- A potenciar bons hábitos;

12- A dominar os seus movimentos;

13- A estimular a sua saúde e higiene;

14- A ter responsabilidades e compromissos.

Quem não gosta de se exercitar, de correr, de competir, e acima de tudo se divertir! Isto é esporte que por definição são jogos que envolvem algum tipo de habilidade física.

Praticar esportes é um bom hábito para nos mantermos saudáveis e felizes.

O homem sempre gostou de se exercitar, na Grécia antiga por exemplo, já se praticava várias modalidades esportivas como o atletismo e o lançamento de disco.

PS…! O sedentarismo na vida da criança aumenta o risco de problemas de saúde que têm início na infância como doenças crônicas. Para evitar problemas de saúde e outros males é importante incentivar a prática esportiva desde cedo.

 

Escola Prisma Por um Mundo Melhor | Onde a auto-descoberta acontece.

Início | Método Montessori | Educação Infantil | Ensino Fundamental | Artigos para os Pais | Blog | Alunos Famosos | Maria Montessori | Proposta da Escola | Maria Montessori valoriza o aluno | Dia do Coração | Edu. Infantil e o papel Social | Os Benefícios do Ballet | Jiu-Jitsu Brasileiro | Dia da MulherArtigos para os Pais | Método MontessoriReserva de Matrícula | Benefícios de Esporte