8 maneiras de se prevenir dos problemas causados pelo uso indevido da internet, Confira como os professores podem ajudar os alunos a usarem a internet e as redes sócias de maneira saudável!

Devido ao papel das redes sociais na vida dos cidadãos, é essencial que as pessoas entendam qual a melhor forma de utilizá-las e esse seja um assunto discutido em todos os setores, principalmente nas escolas.

No momento de contratação de um funcionário, os recrutadores costumam analisar os perfis onlines das pessoas e algumas ações podem ser desclassificatórias, como fotos não profissionais ou comentários de mau gosto.

Para criar a consciência da importância de agir corretamente online, os professores devem se preocupar em ensinar os alunos desde muito cedo como se portarem de maneira satisfatória na rede, exercendo a civilidade digital esperada.

Levando em conta a expansão do universo digital e a presença nos dias de hoje, confira 8 maneiras de se prevenir dos problemas causados pelo uso indevido da internet e algumas características que devem ser priorizadas quanto ao uso das redes sociais:

• 1- A importância da civilidade digital

Devido à quantidade de plataformas disponíveis para o uso da internet, os pais não conseguem ter controle das ações dos filhos nas redes sociais, o que reforça a ideia de que estes precisam saber como se portar.

Os principais pontos que devem ser discutidos com os alunos são as melhores formas de proteção pessoal online, além da necessidade de respeitar o perfil do outro na internet. Deve-se frisar que a internet retém tudo que um dia foi disponibilizado e, por isso, as crianças devem pensar no futuro antes de cometerem algum ato ruim nas redes.

• 2- Tópicos importantes para o currículo online

Cada pessoa deve colocar um tipo de informação, segundo a faixa etária e interesses pessoais. Entretanto, é necessário um cuidado para não se expor demasiadamente.

• 3- Segurança online

A internet é um excelente meio para que os alunos se relacionem com pessoas de diversos países e realizem conexões, porém também podem se deparar com indivíduos mal intencionados. Os alunos devem aprender alguns sinais para detectarem perfis estranhos na internet, além do tipo de informação que nunca devem conceder pela interação online.

• 4- Seja cauteloso com suas informações

Segundo a lógica infantil, por mais que as crianças saibam da existência de pessoas online que não participam do seu convívio social, é uma ideia muito abstrata acreditar que elas podem descobrir informações pessoais.

No universo digital, todos deixam marcas, como impressões digitais e, por isso, é preciso ser cauteloso na forma de utilizar esses ambientes online. Uma vez disponibilizadas na rede, as informações pessoais podem ser facilmente encontradas posteriormente, por futuros recrutadores ou pessoas mal intencionadas.

• 5- Responsabilidades financeiras online

Um dos problemas relacionados à internet é o roubo de dinheiro por meio de compras feitas pelo cartão de crédito. Alguns golpes são muito bem planejados, mas os professores devem ensinar os alunos a identificar os roubos mais comuns, quais sites podem confiar e quais informações não devem ser compartilhadas online, especialmente respondendo com informações pessoais e-mails estranhos a você .

• 6- Aja respeitosamente online

É essencial que os alunos compreendam que as ações que exercem online têm consequências muito graves no ambiente externo. O ciberbullying é a maior prova de que a maldade alheia, impulsionada pelo anonimato, pode trazer efeitos negativos na vida da vítima, como depressão e, em níveis extremos, impulsionar o suicídio.

Os professores precisam enfatizar como a falta de respeito online pode gerar problemas, a fim de conscientizar os alunos que esse tipo de ação é inadmissível.

Além de prejudicar a vítima no momento, o próprio ator do crime sofrerá consequências no momento de contratação. Nenhum recrutador selecionará candidatos com esse histórico nas redes sociais.

• 7- Alfabetização informacional

A internet é um dos meios preferidos para os estudantes realizarem buscas sobre conteúdos escolares. Entretanto, muitos deles não são fontes confiáveis e os estudantes devem ser educados a diferenciar bons textos de outros falhos e com informações erradas.

Por ser uma rede baseada no fluxo intenso de publicações, existem muitos materiais de excelente qualidade. Entretanto, o professor precisa ensinar o aluno como ele deve realizar pesquisas que filtrem somente aqueles de boa qualidade e que realmente podem agregar conhecimentos.

• 8- Restrições legais online

A maioria dos estudantes sabe que plágio e alguns tipos de download são ilegais, mas mesmo assim continuam realizando essas ações, porque duvidam das punições para essas ações. É interessante que os professores discutam sobre as questões morais por trás do ato e os riscos que trazem para a vida pessoal do aluno.

Fonte: universia.com.brcrimespelainternet.com.br

Escola Prisma Por um Mundo Melhor | Onde a auto-descoberta acontece.

Artigos para os Pais | Método MontessoriReserva de MatrículaHábitos para melhorar o rendimento escolar