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Educação Infantil em Juazeiro-BA

Escola Prisma Educação para a Vida

Aqui na Escola Prisma com o Método Montessori é a criança quem define seu próprio ritmo de aprendizagem. Conhecer a criança: identificar suas características, seu potencial, suas necessidades. Ter a certeza de que ela aprende fazendo.

Dê ao seu filho o melhor começo possível!

Matrículas Abertas

Proposta pedagógica

A Escola Prisma trabalha com a filosofia montessoriana que visa oferecer à criança uma educação planetária, onde a mesma possa desenvolver-se e atuar de forma segura, participativa, com disciplina e liberdade, no meio em que vive, sempre em busca da construção da paz, objetivando um mundo melhor.

Escola Prisma de Educação Infantil em Juazeiro

Uma fase determinante para que a criança adquira o gosto pelo conhecimento. A Educação Infantil é a porta de entrada para o universo escolar. Ciente dessa importância, a Escola Prisma, por meio da metodologia criada pela pedagoga Italiana, Maria Montessori, realiza uma série de atividades ao longo do ano.

Dentro das amplas salas de aula, os alunos podem escolher o que querem estudar; de português à matemática. O professor acompanha a evolução dos trabalhos de perto e interfere somente quando percebe a necessidade ou é requisitado. Com essa liberdade, os pequenos aprendem a se autodesenvolver e se tornam responsáveis por suas decisões.

No trabalho com cada material que escolhe, e aí reside um dos segredos do sucesso: quando a criança escolhe o que tem vontade de conhecer, sua curiosidade natural é aguçada e nutrida e são inicialmente estes aspectos que evocam a concentração; que vai se instalando, para que gradativamente possa realizar trabalhos maiores e maiores e maiores…

A livre escolha das atividades pela criança é um aspecto fundamental para que exista a concentração e para que a atividade seja formadora e criativa.

Todas as instalações da Escola Prisma foram projetados ou adaptados para facilitar ainda mais o aprendizado. No laboratórios de informática, cozinha experimental a teoria e a prática caminham lado a lado.

As áreas externas são palco de uma variada programação recreativa, religiosa, cultural, cívica e de consciência ambiental. Alguns desses eventos são abertos às famílias. Assim, os pais participam intensamente do ambiente escolar, enquanto os filhos se sentem mais acolhidos e, consequentemente, aprendem e interagem mais.

Educação Infantil em Juazeiro

Educação Infantil em Juazeiro e Os diversos benefícios para o aluno de uma classe agrupada em uma Escola que trabalha com o método Montessoriano!

O Método Montessoriano estimula a aprendizagem em grupo através de companheiros. A Dra. Maria Montessori em seus diversos estudos observou como podem e como acontecem trocas importantes de informações entre as crianças de várias idades.  Baseados nessas informações, as escolas que adotam o método Montessori, conhecidas como, Escolas Montessorianas trabalham com as chamadas classes agrupadas.

Uma classe agrupada recebe alunos de três faixas etárias diferentes. Vejamos como exemplo: classe com alunos de 3 a 6 anos, classe com alunos de 6 a 9 anos, uma turma com alunos de 9 a 12 anos, e assim por diante.

Nesses agrupamentos, as crianças aprendem a observar o outro, e o mais velho ou mais experiente serve de referência ao mais novo, embora algumas vezes, é o mais novo quem ajuda ao mais velho, uma vez que este mais novo pode ter conseguido alcançar um conhecimento mais rapidamente.

 “Em uma classe multiidades, como também são assim chamados esses agrupamentos”, existe a possibilidade do que denominamos ‘tutoria’: um aluno que está capacitado a ensinar a um colega, e que se oferece ou que é convidado a ajudar a um amigo do grupo que ainda tenha dúvidas sobre determinado assunto ou determinada tarefa.

É muito comum ver-se crianças trabalhando juntas, onde umas crianças ensinam as outras, e isso gera naquele grupo um ambiente muito interessante, muito descontraído e solidário, para a aprendizagem em equipe.

Princípios

A educação segundo o método de Maria Montessori tem como referencial o desenvolvimento de princípios positivos nas crianças, tais como:

1. O amor ao trabalho

“A atividade da criança é impulsionada por si própria e não pela vontade do mestre”  – O espirito absorvente da Criança, Maria Montessori, Desclée de Brouwer, 2003

A educação Montessori não impõe limites às iniciativas espontâneas tomadas pela criança. A criança pode passar dias a empilhar cubos até conseguir dominar as formas, a lógica da sequencia (do maior para o menor), ter noção dos tamanhos para, enfim, realizar a construção por completo.

Ela tem o seu tempo para deslocar o seu material para dentro de um tapete, realizar a atividade e uma vez terminada, arrumar o material na prateleira. Dentro da sala de aula, o aluno montessoriano trabalha o tempo todo. Ele é autor do seu próprio aprendizado e a sua concentração se iguala ao seu amor por chegar ao fim de cada exercício.

2. A autonomia

O aprendizado autônomo é a peça chave da educação de uma criança. O ambiente preparado é o conceito fundamental para que a criança desenvolva o seu potencial. Cada objeto presente numa classe Montessoriana foi concebido para a criança. A disposição dos materiais em prateleiras e o espaço da sala de aula possibilita o desenvolvimento da autonomia.

Autonomia para se mover e se instalar. A criança decide trabalhar sentada ou em pé, num tapete ou cadeira.  Os materiais autocorretivos favorecem o aprendizado individual e a concentração.

Este mesmo princípio pode ser transportado para o ambiente familiar, onde a casa é preparada para receber e acolher a criança, proporcionando momentos únicos de experiências e desenvolvimento.

3. O respeito a si mesmo e aos outros

Favorecer o respeito e cuidado pelo ambiente são essenciais na pedagogia Montessoriana. O respeito pelo material e pelo trabalho dos outros também  é cultivado desde cedo. Os materiais são belos, bem acabados e alguns são frágeis.

A criança aprende a cuidar do que lhe é disponibilizado e a aguardar quando o material esta sendo utilizado por outra criança. Treina-se o desenvolvimento visual (o belo), a paciência e a atenção da criança.

4. As capacidades sensoriais

“A educação sensorial é necessária, como base da educação estética e da educação moral. Ao multiplicar as sensações e ao desenvolver a capacidade de apreciar as mais ínfimas diferenças entre os estímulos, afinamos a sensibilidade.” Maria Montessori, Pedagogia Cientifica (tomo 2, 2007), Desclée Brouwer.

O material desenvolve todos os sentidos das crianças. O tocar, o ouvir, os cheiros, a visão, o paladar. A criança descobre por si mesma os conceitos de base de matemática ou de física pelas atividades sensoriais.

5. A autodisciplina

O ambiente e o método encorajam o aprendizado e a autodisciplina da criança. O ambiente convida a criança a se controlar, a dominar seus gestos, seus deslocamentos, sua energia. Graças a este princípio, a educação Montessori permite o desenvolvimento natural dos valores positivos nas crianças.

Para Maria Montessori, o importante é criar as condições no ambiente da criança para que ela responda aos períodos sensíveis e também apresentar atividades adaptadas, afim de que seu desenvolvimento possa se realizar nas melhores condições.

Equipe

Diretora:
Sandra Cláudia Menezes

Coordenadora da educação infantil:
Elisabete Damacena

Coordenadora do ensino fundamental:
Léa Karina Lira

Supervisora pedagógica:
Talita de Oliveira Almeida

Psicóloga:
Mona Ramos

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