A obesidade infantil é uma doença grave que afeta crianças e adolescentes, ela ocorre quando uma criança está bem acima do peso normal para a sua idade e altura.
A obesidade infantil é particularmente preocupante porque os quilos extras, muitas vezes começam à levar as crianças para problemas de saúde que eram exclusivos dos adultos, como diabetes, pressão alta e colesterol alto. A obesidade infantil também pode levar a baixa autoestima e depressão.
Uma das melhores estratégias para reduzir a obesidade infantil é melhorar os hábitos e dietas com exercícios de toda sua família. Tratamento e prevenção da obesidade na infância ajudam a proteger a saúde do seu filho, agora e no futuro.
Sintomas
Nem todas as crianças que tem quilos extras estão acima do peso ou obesos. Algumas crianças têm maior do que os quadros médios do corpo. E as crianças costumam transportar diferentes quantidades de gordura corporal nos diferentes estágios de desenvolvimento. Então, você pode não saber só de olhar para o seu filho se o seu peso é um problema de saúde.
O médico do seu filho pode ajudar você a descobrir se o peso do seu filho poderia causar problemas de saúde usando gráficos de crescimento e, se necessário, outros exames.
Quando consultar um médico
Se você está preocupado por que seu filho está acima do peso, converse com o seu médico. O médico do seu filho vai considerar o histórico individual de crescimento e desenvolvimento do seu filho, o histórico de sua família de peso-para-altura, e onde o seu filho cair nas paradas de crescimento. Isso pode ajudar a determinar se o peso do seu filho está em uma faixa saudável.
Questões de estilo de vida – muito pouca atividade e muitas calorias de alimentos e bebidas – continuam a ser um importante contribuinte para a obesidade infantil. Mas também existem alguns fatores genéticos e hormonais que provavelmente desempenham um papel também. Uma pesquisa recente revelou que as mudanças nos hormônios digestivos podem afetar os sinais que permitem que você saiba que você está cheio.
Apesar de não ser comum, existem doenças genéticas e distúrbios hormonais que podem tornar uma criança propensa à obesidade.
Os fatores de risco
Muitos fatores – geralmente trabalhando em combinação – aumentar o risco de seu filho de se tornar obeso:
- Dieta. Regularmente comer alimentos altamente calóricos – como fast foods, assados de máquina de lanches – pode facilmente ajudar o seu filho a ganhar peso. Os refrigerantes que contenham açúcar são um fator de risco. Doces e sobremesas também pode causar ganho de peso. Alimentos e bebidas como estes são ricos em açúcar, gordura e calorias.
- A falta de exercício. As crianças que não se exercitam muito são mais propensas a ganhar peso, porque eles não queimar calorias através da atividade físicas. Atividades de lazer inativas, como assistir televisão ou jogo de vídeo, contribuem para o problema.
- A histórico de família. Se a criança vem de uma família de pessoas com excesso de peso, ele ou ela pode ser mais propensos a colocar em excesso de peso, especialmente em um ambiente onde os alimentos de alto teor calórico está sempre disponível e as atividades físicas não é incentivadas.