Para facilitar a compreensão e aplicação do método, Maria Montessori o estruturou em 6 pilares. O desenvolvimento completo e equilibrado na infância.
1 – Autoeducação
A primeira base fundamental da Educação Montessori é a crença na capacidade inata da criança para aprender. Maria Montessori reconheceu que as crianças têm um desejo intrínseco de explorar e compreender o mundo ao seu redor. Ela viu a criança como um ser ativo, motivado por uma curiosidade inata. Nesse contexto, a autoeducação se torna possível quando a criança é dada a liberdade e o ambiente adequado para explorar, investigar e pesquisar por si mesma. O educador Montessori atua como um guia, proporcionando recursos e oportunidades para o desenvolvimento da criança, mas o verdadeiro motor da aprendizagem é o próprio aluno.
2 – Educação como ciência
Maria Montessori baseou seu método em princípios científicos. Ela usou o método científico, que envolve observações cuidadosas, formulação de hipóteses e teste de teorias, para entender a melhor forma de ensinar cada criança. Isso significa que os educadores Montessori estão constantemente observando e acompanhando o progresso de cada aluno. Eles adaptam suas abordagens de ensino com base nas necessidades individuais das crianças e na avaliação contínua da eficácia de seu trabalho. A educação Montessori é, portanto, uma abordagem altamente personalizada e baseada em evidências.
3 – Educação Cósmica
A Educação Montessori abraça a ideia de “educação cósmica”, que envolve a apresentação do conhecimento de forma organizada e integrada. O termo “cosmos” aqui não se refere apenas ao universo físico, mas também à ideia de ordem e harmonia. A pedagogia Montessori estimula a imaginação das crianças, mostrando-lhes que tudo no universo tem sua função e importância. Isso ajuda as crianças a desenvolver uma compreensão mais profunda de seu lugar no mundo e a apreciar a interconexão de todas as coisas.
4 – Ambiente Preparado
Um elemento essencial da Educação Montessori é o ambiente preparado. Isso envolve criar um espaço de aprendizado que seja adequado às necessidades das crianças. A mobília e os materiais são projetados para serem de tamanho apropriado, facilitando o acesso e o uso independente pelas crianças. O ambiente é organizado de forma a promover a independência e a autossuficiência. Cada material é escolhido cuidadosamente para atender a objetivos de aprendizado específicos e é apresentado de forma clara e acessível. O ambiente preparado é projetado para incentivar a exploração, a concentração e o desenvolvimento da criança de maneira autônoma.
5 – Adulto Preparado
Os educadores Montessori desempenham um papel fundamental na orientação das crianças em seu processo de aprendizado. No entanto, esse papel é muito diferente do tradicional professor em sala de aula. O educador Montessori é um adulto preparado, que passou por um treinamento especializado para compreender a filosofia e as práticas Montessori. Eles atuam como guias, observadores e facilitadores, em vez de como instrutores tradicionais. Eles conhecem profundamente as necessidades individuais de cada criança e estão lá para oferecer apoio quando solicitado, garantindo que o ambiente seja seguro e propício para a aprendizagem independente.
6 – Criança Equilibrada
Por fim, a Educação Montessori busca o desenvolvimento de uma criança equilibrada em todos os aspectos. Isso inclui não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o emocional, social e moral. Através do ambiente preparado e do apoio do adulto preparado, as crianças são incentivadas a expressar características inatas, como amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Elas aprendem a ser autodisciplinadas, a tomar decisões responsáveis e a interagir de maneira respeitosa com os outros. A criança Montessori se torna não apenas um aprendiz ávido, mas também um membro consciente e equilibrado da sociedade.
A aplicação conjunta desses seis pilares na Educação Montessori visa criar crianças plenas, equilibradas e felizes, que são capazes de se tornar cidadãos ativos e contribuintes para o mundo ao seu redor.
Para que tenhamos resultados é preciso que esses pilares sejam vividos em união na nossa família. Os maiores resultados que espera-se da aplicação conjunta desses pilares é uma criança plena, equilibrada e feliz.