fbpx

Edecação Infantil

Uma fase determinante para que a criança adquira o gosto pelo conhecimento.
A Educação Infantil é a porta de entrada para o universo escolar.

Ciente dessa importância, a Escola Prisma, por meio da metodologia criada pela pedagoga Italiana, Maria Montessori, realiza uma série de atividades ao longo do ano.

Todas as instalações da Escola Prisma foram projetados ou adaptados para facilitar ainda mais o aprendizado.

educacao infantil em juazeiro escola prisma montessori

Dê ao seu filho o melhor começo possível!

Matrículas Abertas

Proposta pedagógica
Escola Prisma

Os pais que precisam da Educação Infantil em Petrolina para seus filhos contam com a Escola Prisma, a Escola Prisma trabalha com a filosofia montessoriana que visa oferecer à criança uma educação planetária, onde a mesma possa desenvolver-se e atuar de forma segura, participativa, com disciplina e liberdade, no meio em que vive, sempre em busca da construção da paz, objetivando um mundo melhor. Veja mais sobre o método e sobre a Escola Prisma.

Educação com método Internacional

Oferecemos uma Educação Montessoriana às crianças dos 02 aos 10 anos com padrão de qualidade internacional. Utilizamos materiais elaborados pela Dra. Maria Montessori, que despertam o interesse da criança em aprender, além de favorecer o desenvolvimento do seu potencial criativo, sua iniciativa e autoconfiança.

No Montessori a criança aprende a aprender, uma vez que o aprendizado é fruto da iniciativa da criança e não da iniciativa do professor. Veja mais sobre o método.

Atividades no método Montessori

Em um ambiente de uma escola montessoriana, as crianças têm a liberdade de escolher a sua atividade e de buscar novos conhecimentos espontaneamente.

Sendo assim, todas as crianças realizam atividades diferentes ao mesmo tempo e em níveis diferentes, sem estimular a competição.

O clima existente é de muito respeito e de colaboração mútua. Veja mais sobre as atividades.

Um pouco mais sobre a Liberdade de Escolha do Trabalho

As características do trabalho livre são as seguintes: – O ambiente preparado. – Oferta do material, que deve ser mantido em desenvolvimento, adaptado de acordo com a idade e capacidade da criança.

A liberdade da criança na escolha de prioridades de trabalho, “liberdade de escolha”. – Assegura-se, que a criança conhece os materiais, só então ele pode ser “livres para escolher”. – Ambiente de aprendizagem com atmosfera positiva e pacífica e a relação confiante entre o adulto e a criança, também são características importante para o trabalho livre.

A criança também deve ter a liberdade, de decidir sua forma social de trabalho (sozinho , com um parceiro ou em grupo ).

Segundo Maria Montessori, somente através da escolha livre de trabalho, a criança poderá revelar sua natureza, seus interesses, seu talento e criatividade, reconhecer-se e desenvolver-se.”

Educação Infantil em Petrolina e Os diversos benefícios para o aluno de uma classe agrupada em uma Escola que trabalha com o método Montessoriano!

Uma fase determinante para que a criança adquira o gosto pelo conhecimento. A Educação Infantil é a porta de entrada para o universo escolar. Ciente dessa importância, a Escola Prisma, por meio da metodologia criada pela pedagoga Italiana, Maria Montessori, realiza uma série de atividades ao longo do ano.

Dentro das amplas salas de aula, os alunos podem escolher o que querem estudar; de português à matemática.

O professor acompanha a evolução dos trabalhos de perto e interfere somente quando percebe a necessidade ou é requisitado. Com essa liberdade, os pequenos aprendem a se autodesenvolver e se tornam responsáveis por suas decisões.

No trabalho com cada material que escolhe, e aí reside um dos segredos do sucesso: quando a criança escolhe o que tem vontade de conhecer, sua curiosidade natural é aguçada e nutrida e são inicialmente estes aspectos que evocam a concentração; que vai se instalando, para que gradativamente possa realizar trabalhos maiores e maiores e maiores…

A livre escolha das atividades pela criança é um aspecto fundamental para que exista a concentração e para que a atividade seja formadora e criativa.

Todas as instalações da Escola Prisma foram projetados ou adaptados para facilitar ainda mais o aprendizado. No laboratórios de informática, cozinha experimental a teoria e a prática caminham lado a lado.

As áreas externas são palco de uma variada programação recreativa, religiosa, cultural, cívica e de consciência ambiental. Alguns desses eventos são abertos às famílias. Assim, os pais participam intensamente do ambiente escolar, enquanto os filhos se sentem mais acolhidos e, consequentemente, aprendem e interagem mais.

Educação Infantil em Petrolina numa escola montessoriana

O Método Montessoriano estimula a aprendizagem em grupo através de companheiros. A Dra. Maria Montessori em seus diversos estudos observou como podem e como acontecem trocas importantes de informações entre as crianças de várias idades.

Baseados nessas informações, as escolas que adotam o Método Montessori, conhecidas como, Escolas Montessorianas trabalham com as chamadas classes agrupadas.

Uma classe agrupada recebe alunos de três faixas etárias diferentes. Vejamos como exemplo: classe com alunos de 3 a 6 anos, classe com alunos de 6 a 9 anos, uma turma com alunos de 9 a 12 anos, e assim por diante.

Nesses agrupamentos, as crianças aprendem a observar o outro, e o mais velho ou mais experiente serve de referência ao mais novo, embora algumas vezes, é o mais novo quem ajuda ao mais velho, uma vez que este mais novo pode ter conseguido alcançar um conhecimento mais rapidamente.

 “Em uma classe multiidades, como também são assim chamados esses agrupamentos”, existe a possibilidade do que denominamos ‘tutoria’: um aluno que está capacitado a ensinar a um colega, e que se oferece ou que é convidado a ajudar a um amigo do grupo que ainda tenha dúvidas sobre determinado assunto ou determinada tarefa.

É muito comum ver-se crianças trabalhando juntas, onde umas crianças ensinam as outras, e isso gera naquele grupo um ambiente muito interessante, muito descontraído e solidário, para a aprendizagem em equipe.

Claudia Menezes

Claudia Menezes

Diretora

Lea Karina Lira

Lea Karina Lira

Diretora pedagógica

Ariadne Souza

Ariadne Souza

Coordenadora do ensino fundamental

Nieke Coppelmans

Nieke Coppelmans

Supervisora Pedagógica

Veja as últimas do nosso Blog!

Pin It on Pinterest

Share This