Crianças, Dinheiro e outros valores, Como ensinar às crianças sobre dinheiro e outros valores.

12 dicas práticas de educação financeira infantil.

Se seu filho já está aprendendo a contar, é hora de começar a falar sobre dinheiro com ele. Mas ensinar o valor de notas e moedas é só o primeiro passo.

Tem dúvidas de como abordar o assunto? Tem medo de confundir ainda mais a cabeça do seu filho?

Veja algumas formas de ensinar seu filho a lidar com dinheiro e respeitar o valor das coisas:

• 1 – AVALIE A POSSIBILIDADE DE DAR MESADA

Não é uma regra, mas uma mesada ou semanada pode ser uma boa forma do seu filho começar a lidar com dinheiro e aprender na prática. A quantia pode começar pequena, desde que a criança seja estimulada a fazer algumas operações com aquele dinheiro. A partir dos sete anos, esse pode ser um bom exercício.

• 2 – NÃO ASSOCIE MESADA COM NOTAS

Estudar é responsabilidade da criança. O resultado disso virá com o tempo, tornando-se um adulto mais educado e bem sucedido. Logo, a mesada não deve ser dada como uma premiação pelos estudos.

• 3 – ESTIMULE A POUPANÇA

Uma das primeiras operações que a criança deve ser incentivada a fazer é guardar o dinheiro que ganha. Quando a prática começa cedo, é mais fácil criar o hábito. Saiba mais sobre a poupança do Sicoob: http://liberteseuporquinho.com.br/

• 4 – INCENTIVE OBJETIVOS

Uma das formas de ensinar seu filho a poupar é incentivando-o a guardar dinheiro para algo que ele queira muito, como ir a um parque, comprar um novo jogo ou outro brinquedo, etc.

E a prática pode começar com o famoso porquinho. Vale até adesivá-lo com o nome ou o desenho do objetivo (exemplo: economias do Theo para o carrinho).

• 5 – VALORIZE O CONSUMO CONSCIENTE

Incentivar a consumir água e energia com moderação também faz parte da educação financeira do seu filho. Bem como ensinar o real valor das coisas. Não permita, por exemplo, que seu filho seja displicente com as coisas que compra nem as desperdice.

• 6 – ESTIMULE O DESAPEGO

Que tal fazer aquela faxina no armário do filhote e aproveitar para dar uma lição de generosidade? Pelo menos uma vez ao ano, chame seu filho(a) e faça, junto com ele(a), uma triagem de roupas e brinquedos para doação.

É importante a presença da criança. Ela pode resistir da primeira vez a doar suas coisas, mas você deve mostrar a importância de abrir espaço para o novo e de ser generoso com o próximo.

• 7 – EXPLIQUE PORQUE NÃO COMPRA ALGO

Se você não compra algo, pois considera que é caro, que não é necessário, que excede seus gastos ou seu salário, tenha paciência e explique exatamente isso a seu filho. Ele precisa começar a entender limites também. Saiba dizer não. E explicar o porquê.

• 8 – ENSINE A DIFERENÇA ENTRE QUERER E PRECISAR

Existem produtos necessários, como os de alimentação, vestuário e limpeza. E muitas outras coisas que ele apenas quer. Explique desde cedo essa “simples” diferença.

• 9 – AULAS NO SUPERMERCADO. DISCUTA GASTOS

Ensinar educação financeira também é ensinar a fazer escolhas, eleger prioridades e economizar. Então, escolha um dia e leve seu filhote para uma aula no supermercado. Ensine-o a escolher produtos em promoção; mostre como produtos da época são mais baratos e deixe seu filho escolher apenas um produto para levar (ele deve querer vários, mas terá de priorizar um só).

• 10 – CONVERSE SOBRE SEU TRABALHO E SALÁRIO

Seja franco. A criança deve aprender sobre o esforço que você faz para ganhar o salário. E você também pode mostrar, mesmo que simplificadamente, a seu filho todas as contas que precisam ser pagas com esse valor. Além de relembrá-lo da parte que precisa ser poupada, em prol, inclusive, dele próprio.

• 11 – DÊ TEMPO EM VEZ DE PRESENTES

Presentes, produtos e dinheiro não substituem a sua companhia. Passe tempo de qualidade com seu filho. Assim, além de educação financeira, você pode ensinar muitos outros valores.

• 12 – DÊ O EXEMPLO.

Lembre-se que as crianças aprendem, acima de tudo, espelhando-se nas pessoas com quem convivem. Se você der o exemplo, seu filho vai aprender.

Fonte: oseudinheirovalemais.com.br