20 Características Essenciais de uma Escola Montessori

Na Escola Prisma, nosso compromisso com o Método Montessori transforma a educação, indo muito além da sala de aula. Baseado na observação científica de Maria Montessori, nosso ambiente é cuidadosamente preparado para nutrir a autonomia e o potencial inato de cada criança.

Estes 20 pilares práticos, que sustentaram o Método por décadas de observação, são a espinha dorsal do que você encontra diariamente nas salas da Escola Prisma. Eles definem os limites e a área de excelência sobre a qual a formação integral do seu filho é construída.

Os 20 Pilares Práticos da Transformação

  1. Trabalho Individual: A concentração e o desenvolvimento de forma independente são prioridade, garantindo que a criança respeite seu próprio ritmo.
  2. Repetição do Exercício: A criança é livre para repetir o trabalho quantas vezes desejar, sem interferência, pois a repetição voluntária leva à mestria e à concentração plena.
  3. Liberdade de Escolha: A criança escolhe os materiais concretos nas estantes, o que impulsiona a motivação e apropriação do processo de aprendizado.
  4. Verificação dos Erros: O material é autocorreção! A criança percebe e corrige seus próprios erros na interação com o trabalho, desenvolvendo autonomia e persistência.
  5. Análise dos Movimentos: O ambiente incentiva o movimento. Nossos exercícios de Vida Prática auxiliam a criança a desenvolver coordenação motora, precisão e controle corporal.
  6. Exercícios de Silêncio: Um momento fundamental para a concentração e o domínio pessoal. As crianças alcançam o ápice da calma e do autocontrole.
  7. Boas Maneiras nos Contatos Sociais: Nossas crianças aprendem, na prática diária, a ter cortesia, gentileza e a cuidar umas das outras e dos visitantes.
  8. Ordem no Ambiente: A sala Montessori é um local de ordem sublime e intencional. Tudo está no lugar, limpo e organizado, o que auxilia a criança a desenvolver uma mente organizada.
  9. Meticuloso Asseio Pessoal: As atividades de Vida Prática ensinam a criança a cuidar de si e do ambiente, desde lavar as mãos até abotoar roupas, cultivando a independência.
  10. Educação dos Sentidos: A base material da pedagogia. A criança manipula materiais concretos para refinar a percepção de dimensões, cores, texturas e sons.
  11. Escrita Isolada da Leitura: Ensinamos a escrita formal primeiro, por ser uma expressão mais simples, utilizando materiais concretos e fonéticos.
  12. Escrita Anterior à Leitura: A criança compõe palavras ao aprender os sons das letras antes de conseguir decifrar textos longos, respeitando o processo natural do desenvolvimento.
  13. Leitura sem Livros: A criança aprende a ler a partir do seu ambiente e de comandos de ação, executando ordens curtas: ela, literalmente, aprende fazendo.
  14. Disciplina na Atividade Livre: A liberdade de escolha é o pilar, mas dentro dela, a criança desenvolve uma surpreendente autodisciplina e responsabilidade social.
  15. Abolição dos Prêmios e Castigos: Não usamos recompensas ou punições externas. O reforço está na alegria intrínseca da atividade e na solução de problemas.
  16. Abolição dos Silabários: O aprendizado de linguagem é fonético e concreto, utilizando o Alfabeto Móvel e as Letras de Lixa, e não métodos tradicionais de memorização silábica.
  17. Abolição das Lições Coletivas: A maior parte do ensino é individualizada, com lições breves e objetivas, garantindo o respeito ao ritmo e interesse de cada aluno.
  18. Abolição de Programas e Exames Rígidos: Respeitamos o ritmo da criança em detrimento de um currículo inflexível. A avaliação é feita por observação contínua da atividade livre.
  19. Abolição de Brinquedos e Guloseimas: Nosso ambiente contém apenas materiais com propósito definido. Não usamos doces ou objetos recreativos sem objetivo para manipular ou premiar comportamentos.
  20. Abolição da Cátedra da Professora: O professor é o guia e vive no mesmo nível das crianças, com o ambiente pertencendo integralmente aos alunos.

Quer ver esses 20 pilares em ação? Convidamos você a conhecer a Escola Prisma e a descobrir o poder transformador do Método Montessori na vida do seu filho.

 

Propósito, Missão, Visão e Valores da Escola Prisma

Na Escola Prisma, em Juazeiro da Bahia, acreditamos que a educação vai muito além da sala de aula e dos livros. Ela é a base para a formação de seres humanos completos, capazes de construir um futuro brilhante para si e para a sociedade. É com essa convicção profunda que guiamos cada decisão, cada aula e cada interação em nossa escola.

Nossas diretrizes de Propósito, Missão, Visão e Valores são o alicerce que sustenta a excelência pedagógica da Escola Prisma e o compromisso inabalável com o desenvolvimento integral de cada aluno. Elas refletem quem somos, o que fazemos e para onde estamos caminhando, inspirando toda a nossa comunidade escolar – alunos, famílias e educadores.

Nosso Propósito

O propósito da Escola Prisma é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades. Buscamos capacitar cada criança a ser um agente ativo no mundo, proporcionando-lhe a habilidade de se ajustar, interagir e transformar o meio físico e social com inteligência, criatividade, iniciativa, capacidade de liderança e perseverança. Nosso objetivo é preparar indivíduos que sejam não apenas academicamente excelentes, mas também cidadãos conscientes, éticos e felizes.

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