O método Montessori nasceu da observação de crianças trabalhando com objetos para a educação dos sentidos. Esse foi o começo rudimentar do que conhecemos e do que nos maravilha hoje. Montessori, quando começou suas escolas, não tinha o ambiente incrível que desenvolveu depois, nem todos os materiais que hoje utilizamos.
No começo a professora tinha liberdade total para criar novidades, e Montessori ia conversando, aconselhando, observando junto. Aos poucos, ambas tomaram notas de coisas que agradavam às crianças e coisas de que elas não gostavam, e Montessori buscou tomar como base essa lista para a elaboração gradual do método todo. Trinta anos depois, em 1936, ela escreveu:
É também maravilhoso constatar que na posterior estruturação de um verdadeiro método educativo longamente elaborado com base na experiência, tenham-se conservado intactas as primitivas diretrizes vindas do nada. […] Assim, no primeiro esboço de um método educativo existe um todo, uma linha básica, onde se destacam três fatores principais: o ambiente, o professor e o material[…]
As primitivas diretrizes vindas do nada compõem a lista de que falamos:
- Trabalho individual
- Repetição do exercício
- Liberdade de escolha
- Verificação dos erros
- Análise dos movimentos
- Exercícios de silêncio
- Boas maneiras nos contatos sociais
- Ordem no ambiente
- Meticuloso asseio pessoal
- Educação dos sentidos
- Escrita isolada da leitura
- Escrita anterior à leitura
- Leituras sem livros
- Disciplina na atividade livre
- Abolição dos prêmios e castigos
- Abolição dos silabários
- Abolição das lições coletivas
- Abolição de programas e de exames
- Abolição de brinquedos e guloseimas
- Abolição da cátedra da professora
-
Trabalho Individual
-
Repetição do Exercício
-
Liberdade de Escolha
-
Verificação dos Erros
-
Análise dos Movimentos
-
Exercícios de Silêncio
-
Boas Maneiras nos Contatos Sociais
-
Ordem no Ambiente
-
Meticuloso Asseio Pessoal
-
Educação dos Sentidos
-
Escrita Isolada da Leitura
-
Escrita Anterior à Leitura
-
Leitura sem Livros
-
Disciplina na Atividade Livre
-
Abolição dos Prêmios e Castigos
-
Abolição dos Silabários
-
Abolição das Lições Coletivas
-
Abolição de Programas e Exames
-
Abolição de Brinquedos e Guloseimas
-
Abolição da Cátedra da Professora¹
-
Achamos válido mencionar: no caso de o professor não contar com outros espaços para trabalhos burocráticos, é importante que a sala conte com uma mesa e uma cadeira para o professor. Essa cadeira pode ser usada em momentos de contação de histórias, por exemplo, também. É importante, porém, que a cadeira e a mesa não se tornem nunca símbolos da autoridade do professor ou uma muralha atrás da qual ele se guarde.