Escola Prisma Educação Infantil e Ensino Fundamental
Educação para a vidaAqui na Escola Prisma com o Método Montessori é a criança quem define seu próprio ritmo de aprendizagem. Conhecer a criança: identificar suas características, seu potencial, suas necessidades. Ter a certeza de que ela aprende fazendo.
M A T R Í C U L A S A B E R T A S
Dê ao seu filho o melhor começo possível!
Educação Infantil
Uma fase determinante para que a criança adquira o gosto pelo conhecimento.
Educação Infantil é a porta de entrada para o universo escolar. Ciente dessa importância, a Escola Prisma, por meio da metodologia criada pela pedagoga Italiana, Maria Montessori, realiza uma série de atividades ao longo do ano. Todas as instalações da Escola Prisma foram projetados ou adaptados para facilitar ainda mais o aprendizado.
Ensino Fundamental
A meta da educação no Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajuste ao meio físico e social. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade: aprender fazendo, inteligência, criatividade, iniciativa, capacidade de liderança e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal do educando.
6 pilares do Método Montessori
1
Autoeducação
A ideia central desse pilar é a de que a criança é sempre capaz de aprender sozinha. Por isso, os educadores devem nutrir confiança nas capacidades naturais das crianças, proporcionando o ambiente adequado para que elas possam se desenvolver com maior liberdade e consciência de escolha.
Esse pilar também considera a importância do uso de materiais específicos de acordo com a faixa etária, estimulando um desafio de cada vez para que a criança também tenha a chance de perceber (e aprender) com os próprios erros.
Escola Prisma
Escola Prisma de Ensino Infantil e Ensino Fundamental
Educação para a vida | Aqui na Escola Prisma com o método Montessori é a criança quem define seu próprio ritmo de aprendizagem. Conhecer a criança: identificar suas características, seu potencial, suas necessidades. Ter a certeza de que ela aprende fazendo.
Dê ao seu filho o melhor começo possível!
2
Educação como ciência
O segundo pilar do Método Montessori tem suas bases no fato de que a educação deve ser encarada como uma ciência baseada na constante observação dos indivíduos e não meramente na implantação de padrões de regras, punições etc.
O foco desse método pedagógico científico deve ser sempre o desenvolvimento da criança.
Escola Prisma
Escola Prisma de Ensino Infantil e Ensino Fundamental
Educação para a vida | Aqui na Escola Prisma com o método Montessori é a criança quem define seu próprio ritmo de aprendizagem. Conhecer a criança: identificar suas características, seu potencial, suas necessidades. Ter a certeza de que ela aprende fazendo.
Dê ao seu filho o melhor começo possível!
3
Educação cósmica
Este pilar está relacionado à importância de fazer com que a criança aprenda a observar a relação existente entre as coisas existentes na natureza, no universo etc.
O objetivo é estimular um senso de gratidão e ao mesmo tempo a elaboração de perguntas (feitas pelas próprias crianças) que favoreçam o desejo constante em aprender.
Escola Prisma
Escola Prisma de Ensino Infantil e Ensino Fundamental
Educação para a vida | Aqui na Escola Prisma com o método Montessori é a criança quem define seu próprio ritmo de aprendizagem. Conhecer a criança: identificar suas características, seu potencial, suas necessidades. Ter a certeza de que ela aprende fazendo.
Dê ao seu filho o melhor começo possível!
4
Ambiente preparado
Um ambiente preparado, de acordo com Maria Montessori, envolve oferecer liberdade, independência e organização.
É muito importante que o ambiente “fale” com a criança, seja simples (praticamente minimalista) e contenha objetos interessantes de acordo com a faixa de idade de cada criança.
Escola Prisma
Escola Prisma de Ensino Infantil e Ensino Fundamental
Educação para a vida | Aqui na Escola Prisma com o método Montessori é a criança quem define seu próprio ritmo de aprendizagem. Conhecer a criança: identificar suas características, seu potencial, suas necessidades. Ter a certeza de que ela aprende fazendo.
Dê ao seu filho o melhor começo possível!
5
Adulto preparado
Esse pilar do Método Montessori trata da necessidade de transformação interior do adulto que interage com a criança. Para Maria Montessori, a caridade deve ser a atitude principal em todas as ações com as crianças.
De acordo com esse método, um adulto preparado é um observador que confia na criança e busca nos atos delas as indicações de suas necessidades.
Outra premissa é que o adulto nunca deve ajudar a criança mais do que o mínimo necessário e ao mesmo tempo, oferecer uma presença que garanta segurança.
Escola Prisma
Escola Prisma de Ensino Infantil e Ensino Fundamental
Educação para a vida | Aqui na Escola Prisma com o método Montessori é a criança quem define seu próprio ritmo de aprendizagem. Conhecer a criança: identificar suas características, seu potencial, suas necessidades. Ter a certeza de que ela aprende fazendo.
Dê ao seu filho o melhor começo possível!
6
Criança equilibrada
De acordo com Montessori, toda criança nasce com um guia interior capaz de oferecer todo apoio para o aprendizado em todas as etapas da vida.
É fundamental que os adultos busquem conhecer como funciona esse guia interior, fazendo com que as crianças se mantenham emocional e psicologicamente equilibradas.
Escola Prisma
Escola Prisma de Ensino Infantil e Ensino Fundamental
Educação para a vida | Aqui na Escola Prisma com o método Montessori é a criança quem define seu próprio ritmo de aprendizagem. Conhecer a criança: identificar suas características, seu potencial, suas necessidades. Ter a certeza de que ela aprende fazendo.
Dê ao seu filho o melhor começo possível!
A Sala com idades mistas
GUIA COMPLETO GRÁTIS
Uma educação centrada na criança e não no professor!
– Nieke Coppelmans
O Método Montessori foi desenvolvido cientificamente
O propósito essencial da educação montessoriana é oferecer a cada criança um ambiente no qual ela possa desenvolver as habilidades e hábitos para uma vida de aprendizagem e felicidade. A Dra. Maria Montessori (1870-1952), foi uma das primeiras mulheres a exercer a Medicina na Itália, contrariando o status quo da época, de que o único espaço possível para a mulher fora do seu lar seria o do magistério.
O foco é desenvolver uma ampla gama de habilidades motoras e sociais.
Depoimentos de quem conhece, e aprova a Escola Prisma!
O que os pais falam de Escola Prisma
“Abençoada, é como eu me sinto de ter iniciado a vida educacional do meu filho na Escola Prisma, lá encontrei tudo que um pai deseja para seu filho.”
“A Escola Prisma teve um papel importante na minha formação tanto pessoal quanto educacional mas, principalmente ser uma boa cidadã!”
Escola Prisma e o Método Montesori
Educação para a vida.
“A atividade espontânea da criança se desenvolve dentro de um ambiente educacional projetado com exatidão e possuindo o que ela necessita para crescer e viver no mundo.”
(Maria Montessori. A descoberta da criança)