Veja os princípios básicos do Método Montessori

  • Libertdade
  • Atividade
  • Independência
  • Respeito a Individualidade
  • Ambiente Preparado
  • Disciplina ativa e consciente

 

Liberdade

A criança só se mostrará como é, verdadeiramente, e só demonstrará suas reais necessidades, se tiver liberdade para expressar-se e para agir. Isto não significa que à criança será permitido tudo, sem limites. Ao contrário, ela será orientada e impedida de fazer tudo aquilo que for prejudicial a si mesma, ao outro ou ao grupo. No entanto, a liberdade é necessária para que a criança possa ser e agir dentro de um ambiente preparado e adequado ao seu desenvolvimento.

 

Atividade

É agindo no ambiente e interagindo por meio de atividades úteis e construtivas que a criança constrói o seu conhecimento.

 

Independência

Agindo com liberdade, a criança vai se tornando independente, isto é, capaz de agir por si, de construir sua autonomia em todas as dimensões, o que é a base do ser crítico, do ser produtivo e do ser responsável.

 

Respeito à individualidade

É preciso entender a criança como um ser em busca da sua identidade própria, respeitar seu ritmo próprio, suas características pessoais e sua autonomia.

 

Ambiente preparado

O ambiente deve ser preparado de acordo com o nível de desenvolvimento da criança. Um ambiente montessoriano é rico em atividades que favoreçam as experiências de aprendizagem. Trata-se de um espaço de interlocução e de construção de conhecimento.

 

Disciplina ativa e consciente

A disciplina é um meio pelo qual a criança pode desenvolver-se interiormente, tendo a possibilidade de construir bem a sua personalidade e de desenvolver a sua aprendizagem. Ativa, porque a criança deve disciplinar-se para o movimento, em atividade. Consciente, porque a criança apropria-se desse processo, entendendo as razões pelas quais deve ter o autodomínio de suas atitudes.

 

 

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