Organização Curricular

No Método Montessori a Organização Curricular é estruturado com com foco para a educação infantil.

O Currículo Montessori foi construído para atrair a curiosidade da criança com foco no aprendizado de temas relevantes. Aqui na Escola Prisma levamos muito a sério a formação das crianças.

O progresso de cada criança é monitorado pelo relatório de atividades apresentado aos pais periodicamente. A Organização Curricular está distribuído em 6 categorias do conhecimento: Ciências, Geografia e História, Linguagem, Matemática, Sensorial e Vida prática.

organização curricularOrganização Curricular

A Organização curricular desenvolvida para Educação Infantil na Escola Prisma em Juazeiro segue os Referenciais Curriculares Nacionais sendo assim executados por professores devidamente habilitados abordando os conteúdos conforme os eixos de ensino.

Os aspectos emocionais e sociais vinculados ao desenvolvimento evolutivo da criança são explorados através da inserção da criança em todas as atividades cívicas, recreativas e culturais previstas no Calendário de Atividades.

Tudo isso é feito de maneira que a criança senta-se valorizada e socializada pelo processo interativo e participativo com os diversos ambientes da Escola Prisma criando a oportunidade de relacionamento com os alunos das demais modalidades e séries que frequentam o mesmo ambiente escolar.

As turmas são constituídas por idade e suas atividades são realizadas conforme o nível de aprofundamento exigido para as mesmas, sendo respeitadas as habilidades e diferenças individuais de cada uma das crianças.

Introdução a Tecnologia

Visando a integração com o mundo atual, oferecemos para as crianças da Educação Infantil o ensino do inglês, assim como a introduzimos no mundo tecnológico através do contato direto com vários recursos   tecnológicos   tais como: materiais diversificados, microcomputador, internet, lousa digital e jogos educativos.

Sob esta ótica, o trabalho pedagógico possibilitará a transformação do espaço da Escola Prisma em um   espaço   realmente   democrático, onde cada criança deverá ser respeitada em sua individualidade e ação criadora oferecendo-lhes condições para desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora fina.

Com o espírito motivador procuramos estimular a vivência de um ambiente rico em emoções e ações que elevem o pensamento, o espírito crítico e o lado artístico de cada criança.

Os conteúdos são desenvolvidos de maneira globalizada para que a criança possa comparar o mundo teórico com a sua realidade prática.

Seguimos o material didático específico conforme a faixa etária, além disso também criamos materiais complementares que atendam as necessidades específicas de cada aluno.

A Escola e a Família

A família é convidada a participar em conjunto com os Professores no acompanhamento sistemático do desempenho de cada criança. Para isto, mantemos estreitos laços de comunicação e solicitamos a presença nos eventos cívicos, recreativos, culturais e sociais que promovemos.

O desenvolvimento das atividades curriculares está pautada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCNs), diretrizes oficiais da educação em nosso país da seguinte forma:

  • Artes Visuais:

    O ambiente da sala de aula devidamente estruturado envolvendo um cenário que propicia o uso de materiais e técnicas diversificadas nas diferentes áreas de estudos, explorar as possibilidades de representação de suas ideias, utilizando tinta guache e recursos diversificados.

  • Conhecimento de si e do outro:

    A criança como um ser em formação, precisa desenvolver habilidades e compreender o mundo que o cerca, necessitando de atividades que permitam que ela consiga conviver com os outros e o meio e desta forma constrói relações, percebendo-se como indivíduo de direitos e deveres.

    A própria dinâmica de inserção da criança no contexto escolar propicia, por meio da socialização, o domínio do conhecimento que a criança tem de si mesma e da sua relação com o outro.

  • Língua escrita:

    Os materiais Montessorianos favorecem o desenvolvimento da criança na compreensão e domínio da escrita. Com o uso de materiais concretos que representam as letras do alfabeto: Letras de Lixa, Alfabeto Móvel, Emborrachados e demais recursos diversificam as propostas de ensino da escrita desenvolvendo a competência comunicativa compreendida como a capacidade de produzir sentido por meio de textos orais e escritos adequados a diferentes situações comunicativas

  • Matemática:

    De acordo com o método de ensino adotado, os conceitos de: quantidade, agrupamento, separação e duplicação são trabalhadas vivencialmente através do manuseio de materiais “Montessorianos”. O contato da criança com o ambiente físico ajuda o processo comparativo das idéias.

    Reconhecer a Matemática como instrumento de compreensão e de transformação do mundo a sua volta e utilizar, com eficácia, os conhecimentos matemáticos nas situações do dia a dia, desenvolvendo formas e processos de raciocínio lógico.

  • Conhecimento do mundo:

    Além de aprender ações de cuidado, a convivência com parceiros mais experientes, possibilita as crianças construir uma forma própria de perceber situações e de reagir a elas, a organização da sala de aula engloba a vivência do mundo exterior, possibilita o despertar da criança para a valorização e reconhecimento do contexto, no conteúdo desenvolvido e vivenciado em conjunto, com o professor e demais crianças.

  • Língua oral:

    Para o desenvolvimento da expressão oral, são aplicados recursos de comunicação que exploram as técnicas de dramatização e cenários, além do uso de materiais concretos que servem de recursos para análise e síntese interpretativa das atividades.

    Utilizamos também, Fichas de Comando, Fichas de Pareamento, Relações, Gravuras, Fichas de Identificação e outras para que a criança possa desenvolver a verbalização de forma adequada às situações comunicativas.

    Compreender o funcionamento da língua como instituição social e reconhecer, na produção linguística, marcas históricas, ideológicas e estéticas.

  • Música:

    Aqui na Escola Prisma a música é adotada como estratégia de ensino e também como recurso didático, permeando todas as atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Promovemos as mais diversas atividades em que a criança possa se apropriar da linguagem musical e assim traduzir em sons as suas sensações, seus pensamentos ou sentimentos.

  • Brincar e Movimento:

    O Método Montessoriano prevê o desenvolvimento dos aspectos relacionados com a concentração, memorização, reflexos, coordenação motora, desenvolvimento de hábitos e atitudes no comportamento da criança, através da exploração dos movimentos corporais e das brincadeiras dirigidas.

    Maria Montessori escreveu que “A brincadeira é o trabalho da criança”, e para Montessori, o trabalho da criança é o que havia de mais precioso no mundo.

    Por meio de um paralelo à importância dada ao trabalho do adulto, Montessori explica que o da criança é muito mais importante, pois que se o adulto, por seu trabalho, constrói produtos, a criança constrói a própria vida, e a fundação do futuro da espécie humana e da civilização.

    Os critérios adotados pela Escola Prisma, para organizar as atividades na Educação Infantil, são fundamentados exclusivamente nas etapas evolutivas, previstas no método Montessoriano, observados os níveis de desenvolvimento de cada criança nos Planejamentos de Ensino elaborados anualmente na Escola Prisma envolvendo a Direção, a Coordenação Pedagógica, Especialistas e Professores.

    Para o desenvolvimento do currículo é considerado necessário a continuidade do processo educativo!


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