O método Montessori é um método educacional criado por uma médica chamada Maria Montessori, ele é utilizado em escolas de todo mundo com crianças desde o berçário ate o ensino médio. O método estimula o desenvolvimento, a independência e preza o respeito pelos limites de cada criança, deixando acontecer tudo ao seu tempo. Acreditam que dessa forma ocorre o desenvolvimento natural físico, psicológico e social de cada criança.

Existem alguns pontos que são determinados como essenciais para conter numa escola com método Montessori, que são:

• Total liberdade para o aluno escolher qual atividade quer fazer, dentre as propostas colocadas na sala.
  • Sala de aula com alunos de faixa etárias diferentes de 3 a 6 anos de idade
  • Total liberdade para o aluno se movimentar dentro da sala de aula

Professores treinados e preparados para desenvolver o método Montessori são peça fundamental para alcançar o foco do método aplicando juntamente com os materiais educacionais e atividades desenvolvidas por Maria Montessori e seus colaboradores montessorianos.

Sendo os pilares do método Montessoriautoeducação, educação com ciência, educação cósmica, ambiente preparado e criança equilibrada.

Cada um desses pontos visando atender e desenvolver as crianças de forma natural, trabalhando de forma única com seu próprio esforço e de maneira que a criança tenha interesse em descobrir cada vez mais sobre aquele assunto que mais te chamou a atenção, dando liberdade e autonomia para aprender, pesquisar todos os assuntos de seu interesse.

O método Montessori vai contra todos os métodos de ensino convencionais e tradicionais, por acreditar que são métodos que forçam os limites de aprendizado e desenvolvimento das crianças.

Por isso aplicam uma forma de ensino liberal, para que a criança apresente interesse espontâneo e tenha mais sucesso nas atividades que exercer sem impor regras, prazos para realização e nenhuma cobrança, tudo no tempo da criança.

Alguns dos Ensinamentos do Método Montessori

Sensorial

No método Montessori a palavra sentir é peça fundamental do método, pois segundo Maria Montessori a criança descobria o mundo sentindo as formas, texturas, tamanhos, cheiros, sabores e barulhos. São utilizadas caixas , paredes e cestos com diversos objetos de diferentes formas e texturas e permitem que as crianças se descubram, toquem, sintam cada um deles. Com esse método sensorial acredita-se auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, da criatividade e da memoria da criança, dentro de outros benefícios mais.

Quarto Montessoriano

Seguindo a pedagogia montessoriana, esse método tem sido aplicado nas residências no geral e tem crescido cada dia mais. O método aplica-se em objetos de fácil alcance no quarto da criança, tornando o quarto não o quarto dos sonhos dos pais, mas sim o QUARTO DA CRIANÇA com fácil acesso a tudo e com objetos que estimularão o desenvolvimento do pequeno.

Estantes na altura da criança, brinquedos educativos e  interativos, quebra-cabeças, instrumentos musicais, cubos de montar, bonecas de pano e brinquedos de madeira são ótimas opções também. Quanto na hora de dormir, o método coloca o convencional berço como um limitador de crianças, pois para sair ou conseguir pegar algo precisa escala-lo ou chorar para ser retirado.

Portanto no método Montessori é aconselhado a utilização de colchões no chão ou ate mesmo uma cama baixa onde a criança consiga se levantar com facilidade e ter total liberdade de se levantar e deitar quando quiser e tiver vontade. Outro ponto é sobre a televisão, no método não é recomendada a utilização no quarto de crianças, já a utilização de aparelhos de som para o acesso a música é muito bem vindo.

Aula Montessoriana

Na aula montessoriana vários assuntos serão abordados como animais, frutas, números, artes, instrumentos musicais e mais uma infinidade de coisas, obviamente assuntos ligados à faixa etária dos alunos em aula.

Fazem atividades com movimentos físicos , trabalham a concentração das crianças e desenvolvem habilidades através de músicas além de ensina-las sobre a importância do silêncio, estimulando as crianças a escutarem os sons ao seu redor, como músicas, canto de passarinhos e ate mesmo o barulho dos carros passando na rua.

Hoje em dia o método Montessori esta sendo aplicadas e utilizadas em diversos pontos além das escolas do mundo todo, como em clinicas de psicopedagogia, casas de repouso e ate mesmo clinicas psiquiátricas, aproveitando certos métodos para o tratamento de demências e ate mesmo do Alzheimer.

O Método Montessori vai muito mais além do que citamos acima, abordam muitos outros ensinamentos e métodos para o desenvolvimento das crianças, alguns muito mais complexos, mas que valem a pena conhecer e quem sabe se adequar ao método. Hoje encontramos diversas escolas que aplicam o Método Montessori, em todas as regiões do Brasil.

Algumas escolas públicas já começam a se adequar a algumas características e funcionalidades do método que comprovadamente auxiliam o desenvolvimento das crianças de forma única.

Fonte: Trocando Fraudas
Publicado por

Escola Prisma Por um Mundo Melhor | Onde a auto-descoberta acontece. | Alunos Montessori Famosos no Mundo Inteiro: