8 Dicas fantásticas de Odete Reis sobre Educação Financeira para seu Filho

educacao financeiraUma criança com três anos de idade, hoje em dia, já sabe pedir o que quer e acredita que o cartão pode comprar tudo para realizar seus desejos. Saber lidar com essa situação é muito mais fácil do que você imagina.

Veja dicas de Odete Reis sobre Educação Financeira para você orientar seu filho a se comportado na hora das gastanças agora e, assim, se tornar um adulto de consumo consciente e valores de poupança. (Educação Financeira)…

  1. QUERER X PRECISAR

As crianças não sabem diferenciar o que querem e o que precisam. Ensine seu filho a distinguir as coisas que compramos porque “queremos” daquelas que precisamos.

  1. DESPERDÍCIO

Mostre as moedas e notas em papel para seu filho. Ensine a ele que não pode rabiscar ou danificar as notas. Que as moedas são poderosas e também podem complementar a compra de qualquer valor. Faça ele entender a importância de não desperdiçar alimentos, energia elétrica, telefone e outras coisas e a também  cuidar bem do dinheiro.

  1. CONSUMO

Ensine seu filho a esperar para obter o que deseja. Mostre que poupando dia a dia ele juntará o valor necessário para comprar aquele jogo ou aquela boneca que tanto deseja. Faça uma lista de compras do supermercado analisando o que falta em casa junto com seu filho.

No supermercado compre somente o conteúdo da lista. Ensine-o a comprar marcas e preços dentro do supermercado. Explique que nem sempre o mais caro é o melhor.

  1. LIMITES

Explique a seus filhos como o papai e ou a mamãe ganha dinheiro. Eles entenderão melhor a relação entre o ganho e os limites de seus gastos.

  1. DIFERENÇAS

Mostre os preços diferentes entre as coisas “caras” e “baratas” em diferentes locais como: supermercado, padaria, papelaria, farmácia e lojas de brinquedos.

  1. DIÁLOGO

Incentive seu filho a participar do orçamento doméstico, como comparando a conta de telefone. Peça sugestões a ele para reduzir as despesas e desperdícios. Mostre a ele que com o valor economizado ele poderá comprar algo a mais.

  1. MESADA

Dê semanada para seu filho (sugestão 1 real por semana por idade para crianças de até 11 anos) Acima desta idade o ideal e dar mesada, pois ela já pode assumir pequenos gastos com poder de escolhas.

Não fique desanimado se a criança gastar todo o dinheiro. Cometer erros é normal e vai ensiná-la a evitar erros futuros. Oriente seu filho a cada deslize, tenha paciência e acompanhe seus passos nas finanças.

  1. ÉTICA

Sempre reforce para seu filho que a responsabilidade social e ética devem estar presentes no ganho e no uso do dinheiro. Não se esqueça que:

“Muito melhor do que preparar o futuro de seus filhos seria preparar seus filhos para o futuro”.

“Quando você ensina o seu filho, ensina também o filho do seu filho.” (Talmude)

 

Fonte:  odetereis.com.br por Odete Reis Especialista em Educação Financeira


Início | Método Montessori | Educação Infantil | Ensino Fundamental | Artigos para os Pais | Blog | Alunos Famosos | Maria Montessori | Proposta da Escola | Maria Montessori valoriza o aluno